Três cidades do sul do Estado receberão, na próxima quarta-feira (05), o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Representantes das prefeituras de Anchieta, Guarapari e Piúma estarão presentes na audiência de entrega, que será realizada às 15h30, na sede do Ministério Público de Guarapari.

O plano foi elaborado pela Tendência Consultoria Empresarial, contratada pela Samarco, que, durante seis meses, realizou estudos, levantamentos e debates públicos para diagnosticar a situação da gestão dos resíduos sólidos dos municípios e elaborar o plano de forma integrada. O documento permitirá que as cidades se adequem à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

NOTA-4
Representantes das prefeituras de Anchieta, Guarapari e Piúma estarão presentes na audiência de entrega em Guarapari..

A elaboração do plano está contemplada no Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA) assinado pela Samarco com o Governo do Estado do Espírito Santo, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Ministério Público e os municípios de Anchieta, Guarapari e Piúma.

O TCSA prevê a atuação compartilhada entre o setor público, a sociedade civil e o setor privado. A iniciativa de construção do plano de gestão é resultado dos debates sobre os investimentos realizados pela Samarco nos municípios localizados na Área de Influência Direta do Projeto Quarta Pelotização (P4P). “A intenção da Samarco é atuar de forma compartilhada em ações, como a elaboração deste plano, que possam ser convertidas em bem-estar da sociedade e comunidades vizinhas do seu projeto de expansão”, afirmou Rodolpho Samorini Filho, gerente de Desenvolvimento Socioinstitucional da Samarco.

 Plano Integrado

A primeira etapa da construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos foi a elaboração de um diagnóstico técnico, feito nos três municípios, por especialistas de diversas áreas, como manejo, economia, turismo e meio ambiente. Em paralelo, foram realizados diagnósticos participativos, que contaram com a presença de autoridades, lideranças sociais e membros das comunidades, para o levantamento de necessidades e proposição de ideias.

Em setembro de 2013, moradores de Anchieta, Guarapari e Piúma conheceram e debateram em audiências o diagnóstico do Plano de Resíduos, apresentado após o cruzamento de informações de origem técnica e popular. Na última semana de novembro, foram realizadas as audiências públicas para discutir as conclusões do plano.

lixo
Na última semana de novembro, foram realizadas as audiências públicas para discutir as conclusões do plano.

Todo o trabalho foi alinhado e transformado em um documento final, que será entregue como proposta para a gestão dos resíduos sólidos na região. O PMGIRS vai apontar e descrever quais e como deverão ser as ações realizadas pelos municípios para a não geração de resíduos, redução e reutilização dos mesmos, reciclagem dos materiais e disposição final ambientalmente adequada do lixo nas cidades.

 Sobre a Política Nacional

A ação visa a atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Nela, são estabelecidos deveres dos Estados e Municípios, dentre eles a elaboração do PMGIRS, com a adequação dos procedimentos de licenciamento, implementação da coleta seletiva e da logística reversa, aplicação de um sistema de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e embalagens, a inserção social dos catadores de materiais recicláveis e utilizáveis, entre outras ações.

 P4P – O Projeto Quarta Pelotização (P4P), iniciado em maio de 2011, prevê investimentos de R$ 6,4 bilhões. O projeto de expansão da Samarco vai aumentar em 37% a capacidade nominal de produção da empresa, por meio de: construção de um terceiro concentrador, em Germano (Mariana e Ouro Preto, MG); quarta usina de pelotização, em Ubu (Anchieta, ES); e construção de uma terceira linha do mineroduto que liga as duas unidades. Além disso, será realizada a adequação do terminal portuário, também em Ubu. A expectativa é de que as obras sejam finalizadas no primeiro trimestre de 2014.

Deixe seu comentário