Mineradora investe continuamente em ações que valorizam empregados e tornam ambiente de trabalho cada vez mais agradável e atrativo

Pela terceira vez consecutiva, a Samarco está presente no anuário Melhores Empresas para Você Trabalhar, publicado pelas revistas Exame e Você S/A, da Editora Abril. A cerimônia de premiação foi realizada ontem (9/9), em São Paulo.

A premiação é um reconhecimento à política de recursos humanos das empresas integrantes do ranking, dentre elas, a Samarco. A empresa, que tem como um de seus valores o respeito às pessoas, compreende que os principais fatores de retenção do bom profissional são o clima organizacional, a qualidade da liderança e a identificação que as pessoas possuem com a cultura e os valores da organização.

download (5)

Dessa forma, a Samarco investe constantemente na formação de lideranças, em todos os níveis, realiza parcerias com escolas de negócios, mensura e gere o clima interno e oferece vários benefícios a seus empregados, como previdência privada e bolsas de estudo.

“Com mais de 2,5 mil empregados nos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo e também em escritórios fora do Brasil, a Samarco tem a responsabilidade de manter práticas de gestão que permitam o desenvolvimento profissional, a retenção de profissionais-chave, a promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável e o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua”, explica Benedito Waldson Pinto, gerente geral de Recursos Humanos da Samarco.

Criado em 1997 com o objetivo de reconhecer empresas que valorizam o bem-estar de seus profissionais, e considerada a maior pesquisa de clima organizacional do País, o Guia Exame Você/SA em 2013 completa 15 anos.

Para selecionar as empresas, desde 2006, conta com a metodologia da Fundação Instituto de Administração (FIA) e os organizadores do ranking levam em consideração as práticas de gestão adotadas pelo setor de recursos humanos e a opinião dos empregados sobre o ambiente de trabalho.

Ano de reconhecimento

Além de figurar na lista das Melhores Empresas para Você Trabalhar, a Samarco recebeu, em 2013, outros importantes reconhecimentos de veículos de imprensa e entidades setoriais.

No início de julho, foi eleita a Melhor Mineradora do Brasil pelo anuário Melhores e Maiores da revista Exame 2013, um dos mais tradicionais e respeitados do País. Além do título de Melhor, a Samarco ficou com o segundo lugar no ranking das maiores mineradoras. Mais de 3 mil empresas brasileiras foram avaliadas, em critérios como vendas, rentabilidade do patrimônio, riqueza gerada e produtividade.

A publicação apresentou ainda a lista das 1.000 Maiores Companhias do País, na qual a Samarco conquistou a 61ª posição. A mineradora também figurou entre as 10 maiores exportadoras do País e entre as 50 maiores indústrias.

“Ser a melhor mineradora do País e a segunda maior e, ainda, estar entre as 150 melhores empresas para se trabalhar é, sem dúvida, motivo de orgulho e a certeza de que estamos no caminho certo.

Prezar pela qualificação de nossos empregados, buscar, incessantemente, resultados diferenciados, adotando práticas de gestão atuais e justas e, principalmente, cuidar de nossos valores são atitudes que diferenciam a Samarco e fazem com que a empresa tenha competitividade e expressiva participação no desenvolvimento de nossas regiões e do nosso País”, afirma Maury de Souza Junior, diretor de Implementação de Projetos da Samarco.

samarco4

Outro importante reconhecimento público em 2013 foi o Troféu Transparência. Pelo terceiro ano consecutivo, a Samarco está entre as cinco vencedoras na categoria Empresas de Capital Fechado. A premiação é concedida pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e Serasa Experian.

Uma das principais mineradoras do País, a Samarco também obteve colocação de destaque no ranking “As Maiores Empresas do Setor Mineral 2013”, da Revista Brasil Mineral. A empresa foi classificada como a segunda maior no ranking da publicação, que classifica, anualmente, as 100 maiores companhias atuantes no setor no Brasil.

Sobre a Samarco

Fundada em 1977, a Samarco é uma das principais empresas brasileiras de mineração, a oitava maior exportadora do País e a segunda maior empresa no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro. Com clientes em mais de 25 países, de quatro continentes, a empresa tem, atualmente, uma capacidade nominal de produção de 22,25 milhões de toneladas anuais de pelotas, gerando cerca de 2,5 mil empregos diretos e de cerca 3,4 mil empregos indiretos.

De capital fechado, a Samarco tem duas acionistas – Vale S/A e BHP Billiton Brasil Ltda. –, que dividem igualmente o controle acionário da empresa, e possui duas unidades industriais localizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo, que são interligadas por dois minerodutos com 400 quilômetros de extensão cada, além de um terminal marítimo próprio em Ubu (ES) e dois escritórios internacionais, em Amsterdã (Holanda) e Hong Kong (China).

Deixe seu comentário