Pela oitava vez, a Samarco está presente no guia Melhores Empresas para Você Trabalhar, publicado pela revista Você S/A, da Editora Abril. A versão 2014 da publicação foi lançada na última quarta-feira (8/10), em São Paulo, em evento de premiação para as melhores empresas e para os destaques em gestão de pessoas do ano.

Mais do que um reconhecimento à sua política de Recursos Humanos, a Samarco entende que a premiação é um incentivo para que a empresa continue buscando a melhoria constante de suas práticas e um ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento profissional e à qualidade de vida de seus empregados.

samarco-abre-vagas
A Samarco entende que a premiação é um incentivo para que a empresa continue buscando a melhoria.

“As pessoas são o alicerce da atuação da Samarco e essenciais para o sucesso do negócio. Dessa forma, é fundamental que a empresa se coloque com muita humildade e abertura diante dos diversos aprendizados que ainda precisa desenvolver, ciente de que os bons resultados são apenas parte de um caminho contínuo de evolução”, afirma Benedito Waldson, gerente geral de Recursos Humanos da Samarco.

Desenvolvimento e melhoria do ambiente de trabalho

Samarco oferece vagas para
Atualmente, a Samarco tem cerca de 3 mil empregados próprios e aproximadamente 3,5 mil indiretos.

Atualmente, a Samarco tem cerca de 3 mil empregados próprios e aproximadamente 3,5 mil indiretos, em suas unidades e escritórios localizados em Minas Gerais e no Espírito Santo, e também fora do Brasil. Entre os maiores exemplos de avanços recentes na área de Recursos Humanos, está o desenvolvimento das lideranças.

A Samarco entende que a disseminação efetiva dos valores da empresa e o fortalecimento de sua cultura passam pelo exemplo dos líderes. Por isso, em parceria com organizações de renome nacional e internacional, a empresa vem desenvolvendo iniciativas como coaching, cursos, MBA Executivo e diversos programas de capacitação para líderes formais e informais. Com isso, seu índice de aproveitamento interno em processos de seleção para posições de liderança fechou 2013 em 75%, o que significa que três em cada quatro vagas abertas foram preenchidas por empregados próprios.

Minério de ferro.
Antes de figurar na lista das 150 melhores para trabalhar, as empresas participantes são avaliadas pela equipe organizadora do anuário.

Cabe destacar, ainda, a melhora do ambiente de trabalho, atestada pela Pesquisa Interna de Clima, um dos principais instrumentos para identificar oportunidades e buscar a satisfação das equipes. Segundo o último levantamento, o índice de favorabilidade da empresa atingiu 81,69%, o melhor resultado desde 2009.

A lista das 150 melhores

Criado em 1997 para reconhecer empresas que valorizam o bem-estar de seus profissionais o Guia Você/SA 2014 é considerado a maior pesquisa de clima organizacional realizada no Brasil. Antes de figurar na lista das 150 melhores para trabalhar, as empresas participantes são avaliadas pela equipe organizadora do anuário, que analisa de forma integrada questionários preenchidos pelas gerências de RH das empresas e também por empregados escolhidos aleatoriamente. Além disso, são consideradas também as conclusões dos jornalistas do Guia, que visitam as empresas pré-selecionadas e realizam entrevistas pontuais com empregados, gerentes e diretores.

Deixe seu comentário