A Samarco, a Prefeitura de Anchieta e o Ministério Público Estadual assinaram na quarta-feira (17), às 17h30, a ordem de serviço para a construção da Casa do Cidadão. O projeto faz parte do Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA) da Quarta Usina de Pelotização da Samarco, que tem como signatários a mineradora, o Ministério Público Estadual e os municípios de Anchieta, Guarapari e Piúma, com a interveniência do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).

O prédio, que será construído na área central de Anchieta, será um centro de serviços para a população, com emissão de documentos e certidões, tendo a participação do Detran, Procon, Defensoria Pública, Ouvidoria, entre outros serviços.

A solenidade, que marcou o início das obras, será realizada na rua Padre João Arriagui, no local onde será construída a unidade. Na execução do projeto da Casa do Cidadão, a Samarco vai investir R$ 2,87 milhões. Serão construídos o prédio principal de dois andares com 700 m² de área edificada, área de estacionamento, jardins e calçada cidadã ao longo do terreno, que também será murado. As obras serão realizadas pela Ata Engenharia, empresa contratada pela Samarco, com previsão de conclusão para janeiro de 2015.

Casacidadão
Autoridades assinam ordem de serviço para inicio da cidade.

A prefeitura de Anchieta, parceira na obra, é responsável pelo fornecimento e instalação do elevador, dos aparelhos de climatização, do mobiliário e todo o sistema de rede de dados da Casa do Cidadão. Além da manutenção das instalações.

 “Essa obra representa uma importante conquista do município de Anchieta, que, por meio dos seus representantes, indicou a construção da Casa do Cidadão como equipamento social capaz de atender diversos anseios e necessidades da população. No âmbito do TCSA, como prioridade pelo poder público e sociedade civil organizada, sendo isso um importante diferencial para nós”, afirma Rodolpho Samorini Filho, gerente de Desenvolvimento Socioinstitucional da Samarco.

Esta é mais uma obra do TCSA da Samarco, do qual também fazem parte a construção da Unidade de Saúde de Jabaraí, em Guarapari, e a Reforma do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Piúma, que serão entregues às comunidades nos próximos meses. Além da pavimentação do bairro Porto Grande, em Guarapari, inaugurado em março de 2014.