A chegada dos andarilhos da caminhada “Os Passos de Anchieta” ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta acontece amanhã, dia 18. A primeira comunidade de Anchieta a receber os andarilhos será Mãe-Bá. Lá os moradores preparam uma calorosa recepção.

Neste ano, os peregrinos percorrem pela 20ª vez o trajeto feito quinzenalmente por São José de Anchieta, entre a Vila de Rerigtiba e a Vila de Nossa Senha da Vitória, onde hoje são as cidades de Anchieta e Vitória, respectivamente. Os peregrinos serão recepcionados em Anchieta com missa e apresentações culturais.

A caminhada começou na última quinta-feira (15), feriado de Corpus Christi, e segue até hoje (18). Os 100 quilômetros estão sendo percorridos em quatro dias. O percurso teve início na Catedral Metropolitana de Vitória.

O roteiro é o quarto deste tipo existente no mundo. Os outros três são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.

O primeiro roteiro cristão das Américas começou com uma missa na Catedral Metropolitana, no Centro de Vitória, e em seguida a procissão partiu rumo a Barra do Jucu, em Vila Velha, quando foram percorridos em média 25 quilômetros.

O segundo dia de caminhada, na sexta (16), iniciou às 7h30 na Barra do Jucu e seguiu para Setiba, em Guarapari, perfazendo 28 quilômetros. No terceiro dia o trajeto continuou entre Setiba e Meaípe, percorrendo 24 quilômetros, ainda em Guarapari; e no quarto e último dia, os andarilhos saíram de Meaípe e seguiro até Anchieta, num percurso de 23 quilômetros, finalizando o evento no Santuário Nacional São José de Anchieta. A primeira comunidade de Anchieta a receber os participantes foi Mãe-Bá, onde teve uma parada receptiva pela comunidade local.

Cerca de 4 mil pessoas estão participando da 20ª edição da caminhada.  O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa) com apoio da Prefeitura de Anchieta. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) também apoia a realização do evento, proporcionando ao capixaba a valorização da cultura local.

Passeio turístico, histórico e cultural

“Os Passos de Anchieta” resgatam o trajeto percorrido por São José de Anchieta nos últimos dias de vida. Uma grande caminhada anual congrega centenas de andarilhos que iniciam a procissão sempre no dia de Corpus Christi para concluí-la no domingo. No trajeto, é possível apreciar as paisagens que inspiravam o santo e “mergulhar” nas reflexões que a jornada oferece.

O roteiro é o quarto deste tipo existente no mundo. Os outros três são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.

 Programação:

Domingo (18 de junho)

Meaípe à Anchieta – 23km

6h30 – Concentração

7h30 – Aquecimento Físico e partida

10h30- Chegada ao Santuário – recepção com missa e apresentações culturias

13h. – Saudação de chegada aos andarilhos

13h30 – Entrega dos Certificados

Deixe seu comentário

Comments are closed.