Banner TOP
JB Padrão

Na manhã desta quinta-feira (31), o secretário de Turismo do Estado do Espírito Santo, Dorval Uliana, e o Subsecretário, Gedson Merísio, estiveram reunidos no Guará Centro de Eventos juntamente com representantes do Trade Turístico de Guarapari.

O objetivo principal do encontro foi, segundo o subsecretário, “dar um sinal para Guarapari da importância que a cidade tem em toda essa dimensão turística do estado Espírito Santo e voltar a dizer que Guarapari é a porta de entrada do turismo do Estado do Espírito Santo como sempre foi e continuará sendo pela sua importância”, afirmou Gedson.

Participantes. Participaram da reunião Enis Gordin, presidente da Câmara Municipal de Guarapari, Gustavo Guimarães, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo –ABIH-ES; Aguinaldo Ferreira Júnior, superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarapari, Darcy Júnior Lugão dos Santos, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Guarapari e Michel Gava, presidente da Associação Guarapari de Imobiliárias (AGI).

O vereador Enis ressaltou a importância da visita. “Muito bom saber que o governo do Estado tem essa preocupação com o turismo capixaba e com o turismo de Guarapari. O que estiver ao alcance da Câmara e junto com os meus colegas vereadores iremos trabalhar em tudo o que for preciso para fomentar o turismo e gerar emprego e renda para nossos moradores”, disse. 

Representantes do Trade Turístico se reúnem com secretário e subsecretário de turismo do Espírito Santo

Baixa Temporada. Para Gedson é fundamental recebermos os turistas não somente no verão, mas também em outras datas. “Nós absorvemos os turistas no verão, mas não temos uma continuidade dessa permanência. O grande desafio do nosso município é continuar trazendo turistas em outras datas. Temos a maior concentração de eventos nacionais, mas são sempre no período do verão, temos que ampliar isso para criar novas oportunidades”.

Baixa temporada. Dorval afirma que o Trade Turístico já desempenha bem esse papel de fazer um calendário de eventos para a baixa temporada e isso só tem a melhorar. “Acho que é uma grande articulação do trade turístico local. Essas iniciativas são de caráter privado, o poder público está sempre à disposição para colaborar com toda a sua capacidade de ofertar serviços públicos que garantam segurança, apoio, promoção, divulgação desses eventos, mas o trade turístico sabe fazer isso e faz muito bem de colocar no calendário turístico eventos da cidade um calendário de datas especiais e na sua capacidade de empreendedorismo fazer com que esse fluxo se mantenha”.

Importância do encontro. O secretário de turismo do Estado também falou da importância do encontro: A importância é nós darmos o devido valor à grande contribuição de Guarapari para o turismo aqui no estado do Espírito Santo e também para o Brasil. É uma cidade que sabe muito bem, tem uma fama, tem um grande ativo que são suas belezas naturais, areia monazítica e os empresários que lideram os diversos segmentos econômicos aqui da cidade precisam ser ouvidos, considerados toda vez que a gente desenvolve um projeto, uma ação do poder público que tem que ser integrado com a sociedade civil para melhoria da qualidade dos serviços que são prestados e da capacidade de nós capixabas recebermos bem o turista que vem aqui”.

De acordo com Dorval.“Guarapari é a nossa praia mais famosa, é o nosso balneário, cidade de uma riqueza imensa, referência para nós capixabas, referência para o país e as lideranças empresariais precisam ser ouvidas”, e continua. “Guarapari sempre vai merecer a nossa atenção, principalmente na coordenação de todos os serviços públicos que significa melhoria da qualidade desses serviços públicos ofertados para população, para os empresários locais e também para os turistas”.

Secretários passaram por Anchieta para avaliar o turismo religioso.

Desafio. Perguntamos ao secretário qual o maior desafio para o turismo da cidade e ele afirmou que o maior desafio seria articular todos que precisam contribuir para que o turismo aconteça. “Não existe uma solução salvadora, porque também não existe um problema drástico, acho que a potência desse verão é o grande resultado de uma ação que é formiguinha que a cada dia precisa ser desenvolvida por todos os agentes que contribuem pela classe Empresarial, pelas lideranças da hotelaria, dos restaurantes e pelo poder público Municipal e Estadual que precisa estar sempre articulado para prestar um bom serviço público”.

Anchieta. Dorval passou também por Anchieta, garantindo a continuidade da restauração do Santuário Nacional de São José de Anchieta. Encontrou-se na cidade com frei Bruno e algumas lideranças do local, a fim de transformar Anchieta em um grande destino turístico e religioso. Segundo ele, há diversas ações sendo realizadas. “Temos uma série de ações complementares, como a definição da imagem de Anchieta, pesquisas sobre o conteúdo religioso do roteiro, prestação de serviços públicos como linhas de ônibus entre aeroporto e Santuário, por exemplo”, afirmou o secretário considerando também a importância desse turismo religioso para Guarapari, não somente pela proximidade com o Santuário Nacional, mas por ter também uma história do período jesuítico.

Cruzeiros e turismo de saúde. Os cruzeiros tão esperados pela população capixaba devem ficar para depois, isso porque, segundo o secretário, os navios “foram ganhando um escala, ganhando em dimensão em tamanho e nós não temos muito estrutura portuária hoje que se adéqua esse novo modelo de embarcação”. O secretário acredita que o turismo de saúde é um grande atrativo natural de Guarapari e fala também sobre o Rádium Hotel. “Ele ainda é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, nós temos uma demanda para estudar um encaminhamento daquela estrutura e ele tem tombamento que precisa ser considerado. Existem já duas propostas que nós temos conhecimento, para que de forma privada aquele espaço possa ser utilizado e devolvido à sociedade, mas a nossa garantia é de que ele tenha uma finalidade adequada e coerente com esse grande tema da cidade que é a Cidade Saúde”, afirma.

Institucional Basic Idiomas
Banner Marcelo
Institucional MAllagutti

Padrão

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here