No decorrer desta quinta-feira (15), podem ocorrer rajadas fortes de vento durante a madrugada e pela manhã entre o litoral sul e o metropolitano e, a partir da tarde, no litoral norte capixaba. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recomenda, em caso de situação de perigo iminente, entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que sejam tomadas as medidas adequadas, visando a minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.

O avanço da frente fria pelo litoral capixaba aumenta a quantidade de nuvens desde cedo na Região Sul e no sul serrano nesta quinta-feira (15). Chove de forma fraca e ocasional e a temperatura diminui nestas áreas. Nas demais localidades da Região Serrana, na Grande Vitória e nas cidades do Nordeste e Noroeste, situadas ao sul do Rio Doce, a previsão é de sol fraco e chuva isolada pela manhã e tempo encoberto com chuvas fracas a partir da tarde.

Nas outras regiões capixabas, o dia começa com sol e as nuvens aumentam rapidamente, provocando chuva rápida a partir da tarde. As temperaturas variam entre 10 °C e 15 °C na Região Serrana e vão de 13 °C a 25 °C nas demais regiões.

Ventos

Durante a sexta-feira (16), tempo encoberto em todo o Estado, mesmo com o avanço da frente fria para a Bahia. E ainda assim, com essas condições, não há expectativa de chuva. O vento continua moderado no litoral Norte, o mar fica agitado e pode registrar ondas de até ondas de até dois metros. Nas áreas do mar mais afastadas da costa, as ondas atingem até dois metros e meio. As temperaturas variam entre 9 °C e 17 °C na Região Serrana e entre 11 °C e 27 °C nas demais regiões.

Tendências para o fim de semana

No sábado (17), a frente fria fica quase parada sobre a Bahia, mas a instabilidade trazida para o Espírito Santo pelo vento de sudeste provoca chuva fraca e chuviscos à noite em toda a faixa leste capixaba. O sol aparece em alguns momentos do dia nesta área do Estado, mas sempre com muita nebulosidade. Na metade oeste, as aberturas de sol são mais frequentes e não chove. A temperatura continua agradável em todas as localidades capixabas. O mar fica menos agitado, mas as ondas ainda devem alcançar até dois metros em algumas praias. Nas áreas mais afastadas da costa, a altura das ondas pode chegar a três metros.

mar-agitado

No domingo (18), o sol continua aparecendo fraco na faixa leste por causa da instabilidade marítima e circulações costeiras. Chove de forma leve e ocasional nestas áreas, com maior chance pela madrugada, manhã e à noite. No lado oeste, o sol aparece mais vezes e não chove. As temperaturas devem variar entre 13 °C e 21 °C na região Serrana e entre 13 °C e 31 °C nas demais regiões.

Fonte: Governo do Estado.

Deixe seu comentário