Vice-governador vem a Guarapari e visita feira de artesanatos

1
Além do vice-governador, Cesár Colnago, a deputado Luzia Toledo e demais autoridades visitam a FEINART.

Nesta terça-feira, dia 10 de janeiro, o vice-governador, César Colnago, veio a Guarapari para visitar a Feira Interestadual de Negócios e Artesanatos (FEINART), que está em sua décima quinta edição e teve início no dia 27 de dezembro.

Além do vice-governador, também estiveram presentes no evento a secretária estadual de trabalho e assistência social, Clarice Imperial, a deputada Luzia Toledo, o secretário de turismo de Guarapari, Miguel Agrizzi, e demais autoridades.

Segundo a organizadora da FEINART, Graça Reis, o vice-governador veio para mostrar que o Governo apoia a realização da feira na cidade.

Segundo a organizadora da FEINART e presidente nacional dos artesãos dos Brasil, Maria das Graças Reis Costa, o objetivo da visita do vice-governador era mostrar o apoio do Governo ao evento. “ O nosso Governador Paulo Hartung, fez questão de mandar o vice-governador, César Colnago, fazer a visita da feira pela qual ele nos ajudou com o recurso para que a gente realizasse a décima quinta FEINART”.

Na ocasião, o vice-governador conversou com expositores e falou sobre a importância do artesanato e da realização da feira. “O artesanato é um produto importante porque além de passar a cultura capixaba e a nossa habilidade artística, ele também gera emprego. Só cadastrados nós temos mais de nove mil, mas na verdade nós temos mais de 20 mil pessoas no Espírito Santo que tem a sua renda gerada completamente ou em parte pelo artesanato. Então ele gera emprego, gera ocupação, ele identifica nossa cultura, nossas tradições. E essa feira tem uma tradição, já são quinze feiras realizadas aqui com dezenas de expositores”.

Ele também falou sobre a importância de incentivar o trabalho dos artesãos. “Nós temos que apoiar a organização dos artesãos e suas iniciativas com a realização de feiras e com exposições. Assim você atraia o turista para que ele além de ir para praia curtir o verão e curtir também a gastronomia, ele vem aqui visitar essa feira bonita, tradicional e com produtos da região com os mais diversos tipos de abordagens. Sejam afrodescendentes, sejam de religiões, sejam da cultura e do povo daqui da cidade e da região”.



Vice-governado, César Colnago, e o secretário de turismo, Miguel Agrizzi, conversando com um dos expositores da FEINART.

O vice-governador também ressaltou a importância da realização da feira para divulgar o artesanato. “ Guarapari já é uma referência e eu acho que divulgar significa também divulgar a nossa identidade, os nossos valores culturais daquilo que o nosso artesão, nosso artista produz. Então acho que essa feira precisa se perpetuar, precisa sempre ter o apoio da nossa secretaria do trabalho. Também é importante a gente entender que ela é um ponto de convergência do turista que busca aqui comprar e levar uma lembrança da nossa região com coisas do mar, com coisas da agricultura, e acima de tudo com o espírito criativo do artesão”.

No evento, a secretária estadual de trabalho e assistência social, Clarice Imperial, garantiu que haverá recursos para a realização da décima sexta edição da FEINART.  “Temos uma emenda federal, que a gente iria usar para essa feira agora, mas não foi possível porque  terminar de tramitar a documentação, é do deputado Elder Salomão, então nós vamos continuar fazendo toda a parte administrativa para que o recurso chegue no Estado para que a gente tenha o mesmo valor que a gente repassou esse ano no próximo ano para a feira”.

Segundo a organização da FEINART, este ano 890 artesãos trabalham diretamente e indiretamente na feira e  em média o público durante a semana é de duas mil pessoas por dia e no fim de semana esse número dobra.

Institucional Karla
Institucional M Conveniências [banner top]
Institucional MAllagutti

Institucional Flex Motors [banner final]
Vest 2017
Doctum Matricula R$ 90,00


1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA