Um final de semana tipicamente italiano, com pratos típicos, vinho e apresentações culturais. Assim estará Alfredo Chaves de sexta (14) a domingo (16), durante a Festitália 2013. A Carretela italiana irá abrir o evento amanhã, a partir das 19h30min. A organização é da Associação Aveneta de Alfredo Chaves (Avêneta) com apoio da prefeitura.

O evento é uma forma que o município criou para homenagear os italianos que colonizaram a região a partir de 1877, responsáveis por uma cultura marcante no município e que representa a descendência de mais de 70% dos moradores.

carretela12

A Carretela Italiana abre as atividades na sexta (14), a partir das 19h30min, no Centro da cidade. Muito vinho e apresentação das culturas locais irão compor o desfile. Já nos demais dias as atividades acontecem no parque de exposição Reginaldo Roque Giori. A entrada para todos os dias é gratuita.

Na programação consta o famoso torneio de mora (um jogo típico da Itália, e que hoje ainda é realizado na língua oficial em diversas comunidades do município), show com bandas italianas, apresentação de corais, missa, benção da polenta, homenagem aos nonos (pessoas idosas, filhos e netos de legítimos italianos) e show com a banda alfredense de música italiana Gioco di Mora. O show de encerramento fica por conta da banda de forró Prestígio.

carretela

Durante todo o evento será comercializado pratos típicos da cozinha italiana e apresentação  de diversas engenhocas como a polenta móvel, vinhocicleta e polentopéia, criadas especialmente para o evento.

De acordo com o prefeito Roberto Fiorin, a festa tem como foco evidenciar a cultura que ainda é conservada por diversas famílias no município. “Será um fim de semana especial, onde todas as famílias, mesmo com descendência de outras etnias poderão se divertir apreciando um bom vinho e comidas da cozinha italiana”, destacou.

 

Programação:

Sexta (14) – Centro da cidade

19h30min- Carretela Italiana

21h- Show italiano com a banda Gioco Di Mora

23h- Show com Christian Sullywan

 

Sábado (15) – Parque de Exposições

18h30min- Show com Paschoal e Fabrício

20h- Grupo de dança Granelli Del Monti

20h30min- Show italiano com a banda Gioco Di Mora

21h30min- Grupo de tradições italianas Piccolo Pavone (Vila Pavão)

22h- Baile de Máscaras com a banda Roba da Ciodi (Nova Veneza – SC)

00h- Show Musical Prateado.

 

 

Domingo (16) – Parque de Exposições

 

12h30min- Celebração da palavra com Benção da Polenta

14h- Show Italiano com Mirano Shuler

15h- Grupo de tradições italianas Piccolo Pavone (Vila Pavão)

16h- Grupo Di Ballo Granello Giallo (Venda Nova do Imigrante)

16h30min- Banda Roba da Ciodi (Nova Veneza – SC)

18h- Sorteio de uma moto FAN 125 em benefício a Casa Lar e a Associação Pestalozzi

19h- Forró de encerramento com Banda Prestígio

Deixe seu comentário