A Cultura Maker, que vem do movimento “faça você mesmo” ou, em inglês, Do-It-Yourself (DIY), é a aposta do plano pedagógico do Colégio Americano. Nossos alunos adquirem conhecimento colocando a mão na massa, levando a teoria para os laboratórios e salas interativas da escola.
Eles passam a criar, consertar e modificar objetos, desenvolvendo projetos com suas próprias mãos e vivenciando a oportunidade de colocar em prática conhecimentos que, anteriormente, seriam limitados ao papel e caneta.
A principal ideia dessa cultura inovadora é a de que todos são capazes de criar, construir, consertar ou adaptar com seus próprios recursos, transformando o “aprender a conhecer” em “aprender fazendo”. Trata-se de uma grande aliada do aprendizado, pois a escola se torna um amplo espaço para experimentação e prática do conhecimento.
Assim, por meio da Cultura Maker, os professores têm em suas mãos ferramentas fundamentais para instigar as chamadas competências do século XXI em seus alunos e, principalmente, dar voz a eles no processo de ensino-aprendizagem. Os estudantes tornam-se protagonistas na evolução dos próprios conhecimentos.
O Colégio Americano conta com uma Sala Maker equipada com ferramentas manuais (martelo, serrote, materiais de papelaria, dentre outros) e impressora 3D para o desenvolvimento dos projetos. As atividades relacionadas à Cultura Maker são promovidas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, podendo abranger todas as disciplinas.
“A Cultura Maker é uma base muito importante da escola contemporânea. Por isso, investimos na promoção de ambientes que possibilitem que os alunos produzam para aprender. Criar é se dispor a arriscar, experimentar, investigar, imaginar, voltar atrás, persistir e se permitir errar. Vamos valorizar as tentativas, as falhas e o aprendizado que se conquista coletivamente e pela experiência, com a mão na massa”, destaca Mayra Nascimento, diretora do Colégio Americano de Guarapari.
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