Neste domingo (4), a Futura Pesquisas divulgará um levantamento estadual sobre a eleição para o governo e para o Senado, que acontece em outubro próximo. A empresa ouviu 1.400 pessoas em 20 cidades capixabas, entre os dias 22 e 28 de abril. A pesquisa foi registrada com o número 00005/2014.

Os questionários, disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral desde essa terça-feira (29) colocam dois cenários de disputa para o governo do Estado, um em que os nomes colocados são de Guerino Baletrassi (PSDB), Paulo Hartung (PMDB) e Renato Casagrande (PSB); e outro que inclui o senador Magno Malta (PR).

Chama atenção a distribuição da pesquisa no Estado. Na Grande, Vitória, a Futura ouviu leitores nos mesmos municípios, onde fez uma pesquisa isolada para o governo do Estado, durante os levantamentos de avaliação das gestões municipais, em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

URNA-1
Em 2014, os eleitores votam para presidente da República, governadores de Estado, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais (no caso do Distrito Federal). O primeiro turno acontece em 5 de outubro. O segundo turno será realizado no dia 26 do mesmo mês.

Embora seja um município da Região Metropolitana, Guarapari é colocada na região central e também foi pesquisada, ao lado de Afonso Cláudio, Santa Leopoldina e Domingos Martins. No sul do Estado, a pesquisa ouviu eleitores em Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Iúna e Muqui.

Na região noroeste foram entrevistados moradores de Colatina, Baixo Guandu, Barra de São Francisco e Boa Esperança, enquanto no litoral norte, os municípios de Aracruz, Linhares, São Mateus e João Neiva.

Para os meios políticos, as quatro pesquisas feita pela futura nos municípios da Grande Vitória para a avaliação das gestões e testando também o cenário estadual – excluindo municípios polos do interior, como em anos anteriores – favoreciam o palanque do ex-governador Paulo Hartung, pois não davam a ideia do todo e sim isolavam a disputa em uma região muito específica. O histórico de problemas das lideranças com as pesquisas eleitorais realizadas no Estado não trazem confiança em relação à análise estadual.

Também no TRE está registrada a pesquisa 00006/2014, realizada pela Flexconsult para a Casamarela Comunicação, com data prevista de publicação para esta segunda-feira (5). A empresa ouviu mil pessoas entre os dias 23 e 29 de abril e segue uma linha bem parecida com o levantamento da Futura.

O levantamento ouviu, na Grande Vitória, eleitores de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. No noroeste, de Colatina, Barra de São Francisco, Vila Pavão e Ecoporanga. No litoral norte foram entrevistados moradores de Linhares, São Mateus, Aracruz e Conceição da Barra. Já na região central, foram ouvidos eleitores de Afonso Cláudio, Alfredo Chaves e Santa Teresa e, no sul do Estado, de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Mimoso do Sul e Iúna.

Com informações: Século Diário

Deixe seu comentário