Os deputados estaduais eleitos para a 19ª legislatura tomaram posse em cerimônia concorrida, na manhã desta sexta-feira (1º). O Plenário Dirceu Cardoso, as galerias e corredores da Casa estavam tomados de autoridades, imprensa, sociedade civil, convidados e apoiadores. Todos os 30 parlamentares foram empossados e representarão os capixabas nos próximos quatro anos. A legislatura termina em 31 de janeiro de 2023.

A sessão solene foi presidida pelo deputado Erick Musso (PRB), parlamentar reeleito e último presidente da Casa. Ele convidou Raquel Lessa (Pros) e Enivaldo dos Anjos (PSD) para a 1ª e a 2ª secretarias – cargos ocupados por eles nos últimos dois anos.

Com plenário, galerias e corredores tomados, parlamentares da 19ª legislatura foram empossados em solenidade realizada na manhã desta sexta (1º)

Entre os presentes, estavam o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e a vice-governadora, Jacqueline Moraes (PSB); o presidente do Tribunal de Justiça (TJES), Sérgio Gama; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Annibal de Rezende de Lima; o presidente do Tribunal de Contas (TCE-ES), Sérgio Aboudib; dentre outras autoridades civis e militares.

Após a composição da mesa de honra, a cerimônia contou com a entrada das bandeiras do Brasil e do Espírito Santo, que foram conduzidas por oficiais da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros ao som do Hino da Bandeira, executado pela banda de música da PM. Após a entrada das bandeiras, foram executados os hinos nacional e do Estado. Depois, os oficiais retiraram as bandeiras do plenário. 

Os deputados eleitos, entre eles Carlos Von (Avante), foram então chamados em ordem alfabética para prestarem o compromisso de posse. O presidente da sessão, Erick Musso, fez a leitura do compromisso: “Prometo defender e cumprir as Constituições e as leis da República e do Estado, bem como desempenhar, fiel e lealmente, o mandato que me foi confiado pelo povo espírito-santense”. Em seguida, cada deputado proclamou: “Assim o prometo”. 

O Plenário Dirceu Cardoso, as galerias e corredores da Casa estavam tomados de autoridades, imprensa, sociedade civil, convidados e apoiadores.

Alguns parlamentares aproveitaram a oportunidade para apresentarem suas bandeiras. Alexandre Xambinho (Rede) prometeu trabalhar pelo povo do município de Serra. Capitão Assumção (PSL) comprometeu-se com os policiais, os bombeiros e em prol da segurança pública. O delegado Lorenzo Pazolini (PRP) citou a defesa das crianças capixabas e Janete de Sá (PMN), as mulheres, a agricultura e a causa animal. Marcos Garcia (PV) evocou o município de Linhares e a agricultura. E Torino Marques (PSL), um “Espírito Santo melhor para todos”. 

Após o rito de posse, o deputado Erick Musso e o governador Casagrande entregaram a todos os deputados a Comenda Domingos Martins no grau Grã-Cruz. Apenas o deputado Theodorico Ferraço (DEM) não recebeu a comenda. Ele precisou se ausentar para acompanhar, em Brasília, a posse de sua esposa, Norma Ayub (DEM), como deputada federal. 

O deputado Sergio Majeski (PSB) foi quem discursou em nome de todos os deputados empossados e enalteceu o papel da Assembleia Legislativa (Ales): “O Legislativo é responsável pelo equilíbrio e pela harmonia entre os Poderes. Precisamos conjugar e praticar o tempo inteiro verbos como trabalhar, fiscalizar, cumprir e cobrar. Estamos aqui para contribuir dentro do princípio da constitucionalidade”, afirmou.  Após sua fala, Renato Casagrande também ocupou a tribuna para saudar os novos parlamentares. 

Deixe seu comentário