O Parque Natural Municipal Morro da Pescaria acaba de receber o status de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). Apenas outras quatro reservas no Espírito Santo possuem o mesmo título. Os postos avançados de RBMA são locais onde a biosfera é preservada, mas convive com a presença humana, como é o caso do Morro da Pescaria.

Foi o primeiro caso desde 2001 no parque. foto: João Thomazelli/Portal 27
O Morro da Pescaria agora está entre os cinco parques que possuem o título de Posto Avançado de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Foto: João Thomazelli/Portal 27

“Na prática, o que ganhamos com isso é uma responsabilidade maior ainda para preservar e continuar lutando por melhorias no local. Isso também serve para despertar o interesse do empresariado da cidade em ajudar a manter o parque”, comenta Celso Maioli, presidente da ONG Força Verde, administradora do parque.

As belezas naturais do morro encantam os visitantes. Praia da Areia Vermelha. Foto: Celso Maioli
As belezas naturais do morro encantam os visitantes. Praia da Areia Vermelha. Foto: Celso Maioli

“Há três anos lutamos por este reconhecimento e no próximo dia 25 de novembro vamos até São Paulo para receber o título. É uma honra para Guarapari, já que no Espírito Sato apenas quatro outros parques possuem este selo e no Brasil são 167”, conta Maioli.

Hoje, o que mantém o parque funcionando é a entrada cobrada pela administração, já que o apoio financeiro dado pela Samarco cessou depois do desastre de Mariana.

“São R$ 3 para fazer a visita e quem vem de fora acha muito barato, mas infelizmente os moradores daqui acham um absurdo para este valor para visitar o parque” lamenta Maioli. No projeto Tamar, por exemplo, o preço para a visitação é de R$ 12.

Força Verde

A ONG Força Verde foi criada em 1990 para evitar que um loteamento fosse feito no Morro da Pescaria. De lá para cá, a organização avançou bastante no processo de preservação do morro, que depois foi transformado em Parque Natural.

Hoje a Força Verde faz parte do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e da diretoria do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, levando sua atuação para o âmbito nacional.