Uma jovem menina de 10 anos, moradora de Itapemirim, ganhou um presente de Natal antecipado neste ano. Karoline da Silva Castro, que mora no distrito de Itaipava, recebeu uma prótese de perna custeada pelo município de Itapemirim e pôde substituir a antiga, que já não cabia mais.

Por se tratar de um equipamento especial, não foi possível adquirir pelo convênio entre o município e o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), que já beneficiou mais de uma centena de moradores com entregas de próteses de pernas e braços, cadeiras de rodas e de banho, muletas e andadores.

20141128_093903
Karoline mora no distrito de Itaipava e recebeu uma prótese de perna custeada pelo município.

Karoline se mostrou satisfeita e já adaptada ao novo equipamento. Portadora de deficiência física deste a gestação, a jovem precisa substituir a prótese periodicamente.

“Ela é muito ativa, joga bola, corre, pula e até pratica balé, mesmo utilizado prótese de perna. Por isso, muitas vezes o equipamento precisa de reparos. Outro problema é a fase de crescimento que ela está passando. Mas essa nova prótese servirá para ela até a fase adulta. Ela só precisa de substituição de peças para se adequar. Sem dúvidas, este foi um grande presente para mim e para a Karol, que poderá continuar se movimentando com a mesma liberdade de sempre”, comenta a mãe da jovem, Luiza Márcia Lima da Silva.

O caso de Karoline não é isolado em Itapemirim. O serviço está disponível para qualquer morador que necessite, bastando levar todos os documentos comprobatórios até o setor de Atenção Primária da secretaria. A avaliação da necessidade de utilização dos equipamentos e o tempo de entrega são determinados pelo Crefes. Para o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, a satisfação dos pacientes quando recebem os equipamentos que tanto necessitam é o que motiva a equipe.

Luciano
“Esse é o objetivo: levar melhor qualidade de vida para a população”, prefeito Luciano de Paiva.

“Esses equipamentos são caros e muitos não tem condições de adquirir um modelo de qualidade. É daí que vem a alegria deles na hora de receber o que tanto esperavam. Isso nos incentiva a continuar oferecendo o melhor e mais ágil atendimento para suprir a necessidade de cada um desses pacientes”, comenta Alex.

“Toda a equipe envolvida nesse processo está de parabéns. É muito importante oferecer este tipo de serviço para cada pessoa que necessita, ainda mais por ser um equipamento caro. Esse é o objetivo: levar melhor qualidade de vida para a população”, finaliza o prefeito, Dr. Luciano de Paiva.

O setor de Atenção Primária, onde os documentos para solicitar as próteses e equipamentos devem ser entregues, fica na sede da secretaria de Saúde, na Avenida Cristiano Dias Lopes Filho, na Vila, e funciona das 7h às 16h. O telefone para contato é 3529-6554.

Deixe seu comentário