O sonho de tornar o Canal de Guarapari o mais moderno do litoral sul do Espírito Santo está adiado e pode ser até cancelado. As obras que receberam a ordem de serviço para execução no final do mês de Junho de 2014 e tiveram início no mês de Dezembro, foram paralisadas por falta de recursos.

A informação chegou a empresa na última sexta-feira (6). “O governo do Estado e o governo Federal não repassaram verbas para a empresa. Na sexta-feira, o dono mandou suspender as obras, justamente por falta de repasse”, explicou um responsável pela obra.

canal
Os funcionários organizavam as pequenas ferramentas para leva-las à sede da empresa. Foto: Roberta Bourguignon/portal27

Nesta segunda-feira, o clima no canteiro de obras era de organização. Os funcionários já organizam o material em cima do caminhão para leva-los. “Até segunda ordem, a estrutura e as grandes ferramentas ficarão no local. As demais ferramentas já estão sendo levadas para a nossa base. Já é um prejuízo muito grande para empresa”, disse o engenheiro.

canal de Guarapari
A estrutura para construção do píer sendo desmontada.Roberta Bourguignon/portal27

Em três meses de obra, foram realizadas apenas perfurações no mar e foi dado início à montagem da estrutura para perfuração na terra. “Desde dezembro, quando a obra se iniciou, não foi feito quase nada. Foi feito apenas perfurações no mar, e começamos a montar a estrutura para dar prosseguimento à perfuração na terra, já que nós temos duas etapas. Uma etapa é feita na terra e outra no mar. A estrutura que já estava montada era de perfuração no mar e agora a estrutura que estava sendo montada era de perfuração na terra. Tudo isso, para dar início à construção do píer”, esclareceu.

O engenheiro contou ainda, que os responsáveis pelas escunas e os pescadores criaram uma expectativa muito grande com o píer, no que diz respeito às melhorias no local. E agora, não se sabe ao certo se o projeto de reurbanização do Canal foi cancelado, ou se futuramente as obras poderão ser reiniciadas.

A empresa ficará na cidade até o final desta semana. Caso seja possível, o engenheiro diz que realizará a obra, apenas com a contrapartida do estado. ”Está havendo articulações políticas, buscando marcar uma reunião com os ministros de Brasília, para articular recursos federais para a obra. Mas caso isso não seja possível, apostaremos na verba do estado para construir”, conclui o engenheiro responsável.

canal de Guarapari
A obra é do governo do Estado, em parceria com o governo Federal. Roberta Bourguignon/portal27

Projeto assinado em Junho de2014. O projeto foi idealizado para resgatar a tradição turística do balneário, que compreende a remodelação completa das calçadas e canteiros, além da construção de decks para pesca e atracação de embarcações de passeio no Canal de Guarapari.

A ordem de serviço para execução do projeto de reurbanização foi assinada no dia 27 de Junho, no Sesc do município. O investimento, de mais de R$ 42 milhões, foi um convênio entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Ministério do Turismo / Caixa Econômica Federal e a execução das obras ficaram sob responsabilidade do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes). Reveja a matéria

Em nota, o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) nos informou apenas que “A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) solicitou ao Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo a paralisação dos serviços, pois ainda aguarda a liberação de recurso por parte do Governo Federal.”

Deixe seu comentário