Mais de 2.500 servidores, entre policiais militares e civis e Corpo de Bombeiros, irão reforçar a segurança nos balneários do Espírito Santo. A Operação Verão teve início no dia 21 de dezembro de 2013 e terminará em 09 de março de 2014. O objetivo é aumentar a presença policial nas ruas devido à movimentação nas praias durante a estação mais quente do ano, e também agilizar o atendimento nas delegacias policiais. O Corpo de Bombeiros também estará empenhado para atender ocorrências de busca e salvamento nesse período.

O secretário de Segurança Pública, André Garcia, enfatiza que este será o maior efetivo já empregado durante a Operação Verão no Espírito Santo. “Vamos disponibilizar o maior número de servidores da segurança para proteger a população capixaba. Esse é um marco histórico que só foi alcançado devido aos investimentos do Governo do Estado na contratação de mais servidores. Serão utilizados todos os 1.100 soldados da Polícia Militar que se formaram em 18 de dezembro.

A Polícia Civil terá plantões reforçados nas delegacias de polícia e o Corpo de Bombeiros estará em alerta para atender chamados de socorro. Dessa forma, esperamos reforçar o policiamento preventivo nas regiões litorâneas a fim de diminuir o índice de ocorrências”, ressalta.

PM_Verao
O objetivo é aumentar a presença policial nas ruas devido à movimentação nas praias durante a estação mais quente do ano

Para aumentar a ostensividade nas ruas, a Polícia Militar irá contar com mais 1.120 homens e mulheres nas unidades que possuem policiamento em região litorânea no Espírito Santo, além da aplicação dos recursos das unidades especializadas como Batalhão de Missões Especiais (BME) e Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), que serão utilizadas em eventos de grande porte como eventos esportivos, culturais e shows, além dos finais de semana de maior movimento nos períodos de férias escolares e feriados.

Haverá operações presença nas unidades operacionais que possuem rodovias que cortam o Estado e por onde chegam os turistas, para inibir a entrada de armas de fogo, marginais procurados e drogas pelas rodovias estaduais, bem como aumentar a segurança da população durante este período. O reforço policial será concentrado, especialmente, nos municípios da Grande Vitória, sendo Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana e Guarapari; no Litoral Sul, com destaque para Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Anchieta e Piúma e Região Norte, em Aracruz, Linhares e São Mateus.

“É o maior policiamento de verão comparado com os anos anteriores. Serão utilizados todos os 1.100 soldados que se formaram no último dia 18 de dezembro. Com isso, a primeira lotação dos soldados serão as unidades que necessitam de reforço no policiamento devido ao grande número de turistas que visitam o Estado nos períodos de festa e férias escolares, até o fim do Carnaval”, ressalta o comandante da PMES, coronel Edmilson dos Santos.

Reforço nas delegacias da Polícia Civil

A Polícia Civil contará com plantão reforçado nas delegacias de Aracruz, Guarapari, Itapemirim, Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Serra, Cariacica, Vitória, Vila Velha e Viana.
Além disso, operações das delegacias especializadas sob a coordenação da Superintendência de Polícia Especializada (SPE) também irão ocorrer, bem como plantões reforçados da perícia (criminal e papiloscópica) e do atendimento no Departamento Médico Legal (DML) e Serviço Médico Legal (SML).

No DPJ do município, as vítimas identificaram o acusado.

Para isso, um efetivo diário de 1.020 policiais civis, entre eles delegados, escrivães, investigadores e agentes, estarão empenhados para o atendimento à população.

Corpo de Bombeiros

Militares do Corpo de Bombeiros também irão reforçar o atendimento e a vigilância nas praias capixabas durante o verão. Diversos municípios realizaram a contratação, de forma temporária, de profissionais para o serviço de guarda-vidas. O Corpo de Bombeiros foi o responsável pela seleção e treinamento da equipe, e fará a fiscalização dos serviços durante o verão.

No total, serão 767 novos guarda-vidas e 69 bombeiros trabalhando nas praias do litoral do Estado. A concentração será nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha, Linhares, Marataízes, Itapemirim, Guarapari, Anchieta, Piúma, São Mateus, Conceição da Barra, Aracruz e Fundão, onde o movimento nas praias é maior.

Deixe seu comentário