Com a economia em recessão por todo o país, a prefeitura de Guarapari está em busca de soluções para aquecer a economia da cidade. Para isso, um dos projetos mais aguardados é a efetivação do Polo Industrial. Com 726.000m o polo será instalado em um terreno localizado em Muriquioca, próximo à Taquara do Reino, entre a Rodovia do Contorno e a BR 101. A Prefeitura já elaborou um plano de uso e de ocupação da área, que está em análise no Governo do Estado.

Polo

A área foi desapropriada em agosto de 2014, por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDES). Um investimento de mais de R$ 4,9 milhões – valor estipulado pela Comissão de Avaliação Imobiliária da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (SEGER). É esta Secretaria que está analisando e que vai homologar o plano de uso e ocupação, que foi entregue pela prefeitura em dezembro/2014.

Danilo
Danilo Bastos, Secretário de Desenvolvimento e Expansão Econômica de Guarapari.Foto: PMG

“A Prefeitura tem um cadastro onde já constam 18 empresas interessadas, tanto do Estado do Espírito Santo quanto do Rio de Janeiro e de São Paulo. São empresas dos ramos de alimentação, indústria química não poluente, metalurgia, estofados e produtos da cadeia produtiva da construção civil”, explica o Secretário de Desenvolvimento e Expansão Econômica de Guarapari (SEDEC) Danilo Bastos.

Compõem o Polo: 20 lotes de 1.000m², 10 lotes de 2.000m² e 94 lotes de 4.000m² ou mais (alguns lotes chegam a 5.000m²). No total, são 124 lotes, além de duas grandes áreas para instalação de equipamentos públicos como administração geral do polo ou área de convivência.

De acordo com o Secretário, embora tenha sido chamado até o momento de Polo Industrial, na verdade, trata-se de um Polo Empresarial, que receberá empreendimentos do setor de serviços também. “A divulgação ainda está tímida porque o projeto não está totalmente aprovado e o primeiro passo será viabilizar a implantação da infraestrutura viária, em parceria com o Governo do Estado”, explica Danilo.

O secretário explica que a prefeitura está finalizando o processo que vai estabelecer a forma de concessão de uso e ocupação dos espaços para as empresas interessadas. “Vamos encaminhar, até o final de abril, um projeto de lei para aprovação da Câmara Municipal”, afirma Danilo.

Prefeito Orly Gomes anuncia medidas de economia. Foto: PMG
Prefeito Orly Gomes espera o crescimento econômico da cidade. Foto: PMG

Para o prefeito Orly Gomes trata-se de um movimento muito grande em prol do desenvolvimento do município. “Com a vinda das empresas para o Polo Empresarial, abriremos mais vagas de emprego, vamos gerar mais receita para o comércio local, criar oportunidades para o setor imobiliário, uma vez que vamos atrair mais moradores para Guarapari”, explica ele.

Ainda segundo o prefeito, esse é um passo muito importante para que Guarapari passe de uma cidade de veraneio para uma cidade-destaque no Estado. “Uma cidade que além de bonita, seja economicamente produtiva. Claro, vai gerar mais arrecadação e poderemos fazer ainda mais pela infraestrutura da nossa cidade e pelos serviços de saúde e educação, prioridade do nosso governo para os cidadãos de Guarapari”, finalizou.

Deixe seu comentário