Estudantes com dificuldades de aprendizado podem receber aulas de reforço escolar gratuitamente. É o projeto Alfaletrando, da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil , mais conhecida como Comunidade Presbiteriana de Meaípe, localizada na rua Itaguaçu – nº 116, em frente a Pracinha do Chico, em Meaípe.

O projeto oferece reforço escolar para crianças e alfabetização para jovens e adultos. Foto: Arquivo Pessoal

O projeto foi criado há dois meses e oferece aulas de reforço de português e matemática para os alunos do 1º e 2º ano toda terça e quinta-feira, das 9h às 10h, e 5º ano toda segunda e quarta-feira, das 9h às 10h.

O reverendo Gustavo Sant’ Anna Cunha também é pedagogo e explicou que as aulas são oferecidas para estudantes dessas turmas porque são os que sente mais dificuldade de aprendizado.  “A gente percebe que a maior dificuldade dos alunos é no período de alfabetização e no 5º ano muitos alunos ainda não sabem ler nem escrever direito porque dessa política de avançar a criança mesmo que ela não tenha aprendido”, explicou Gustavo.

Além do reforço escolar, o Alfaletrando também oferece alfabetização de jovens e adultos toda terça e quinta-feira das 14h às 16h e das 17h30 às 19h30. “Não temos o propósito de certificar porque não somos uma instituição de ensino. Mas, temos o propósito de fazer com que as pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender a ler aprendam ou que queiram se preparar para a prova do CEEJA (Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos), que agora o Governo do Estado oferece, vai lá e participe”,afirmou o reverendo.

Ao todo o projeto tem  10 alunos e uma professora voluntária, mas uma outra vai começar dar aulas e novos estudantes podem se inscrever.  Todo material de ensino é gratuito e as aulas são abertas para alunos de todas as comunidades da cidade. Para participar basta ir até a igreja nos horários de aula e fazer a matrícula.