O Espírito Santo recebeu reforço na área da saúde, na tarde desta terça-feira (23), quando foi celebrada a entrega de 23 novas ambulâncias. Os veículos serão utilizados na remoção de pacientes entre hospitais e municípios para atendimento médico e a realização de exames, bem como para ocorrências de urgência do Samu 192 em locais de difícil acesso.

A entrega foi feita pelo governador Renato Casagrande, durante evento realizado na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com a presença do titular da pasta, José Tadeu Marino, prefeitos, deputados e servidores. Do total de ambulâncias, 15 foram adquiridas com recursos próprios no valor aproximado de R$ 1,8 milhão. As outras oito foram enviadas pelo Governo Federal para adaptação da frota do Samu 192.

ambulanciasesathiago (19)
Ao lado do secretário de saúde, governador ressaltou a importância da iniciativa para os municípios. Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES

O governador ressaltou a importância da iniciativa para os municípios. “Além de equipar nossos hospitais, agora fazemos a entrega desses veículos também para os municípios, muitos dos quais não têm hospitais e precisam deslocar pacientes. Com isso, acabamos com a terceirização do serviço de remoção porque entendemos que esse é o caminho mais adequado. Ter um equipamento como esse ajuda a salvar vidas”, disse.

O secretário Tadeu Marino salientou que priorizou a entrega de ambulâncias para alguns municípios. “Demos prioridade para municípios sem ambulância ou com a frota sucateada. Esses carros já vão emplacados e a prefeitura terá a responsabilidade de fazer a manutenção. Além disso, agradecemos o Ministério da Saúde pela cessão dessas ambulâncias adaptadas, muito úteis em ocasiões de transporte crítico, em locais de relevo acidentado e em território rurais”, ressaltou.

Antes do evento, o governador Renato Casagrande cumprimentou servidores da Secretaria de Estado da Saúde, diretores de hospitais estaduais e prefeitos agraciados com os veículos. O secretário Tadeu Marino teve a oportunidade de mostrar ao governador a diferença de atuação entre os carros.

As ambulâncias

O Governo do Espírito Santo investiu na compra de 15 novas ambulâncias. Dessas, seis serão de uso exclusivo dos Hospitais Estaduais Infantis de Vitória e Vila Velha, Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, Unidade Integrada Jerônimo Monteiro, Hospital Estadual São José do Calçado e para o Centro de Reabilitação Física da Sesa (Crefes), em Vila Velha. As ambulâncias serão usadas no transporte inter-hospitalar.

ambulanciasesathiago (7)
Veículos serão utilizados na remoção de pacientes entre hospitais e municípios para atendimento médico e a realização de exames, bem como para ocorrências de urgência do Samu 192 .Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES

As outras nove fortalecerão o atendimento médico dos seguintes municípios do interior: Água Doce do Norte, Águia Branca, Brejetuba, Dores do Rio Preto, Mucurici, Pedro Canário, Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado. Nesses casos, a ambulância poderá ter utilidade no transporte de pacientes para exames fora da cidade de origem e também em remoções para estabelecimentos de saúde.

Samu 192

As oito ambulâncias recebidas pelo Samu 192 no Espírito Santo foram enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) e tem o valor de R$ 149 mil cada uma. Todos os veículos são pick-ups 4×4 com baú adaptado para remoção de pacientes em situação de enchentes, enxurradas, alagamentos, estrada de terra, em locais de difícil acesso no geral.

Três estão em funcionamento nos municípios de Fundão, Anchieta e Marechal Floriano, substituindo os modelos convencionais (tipo furgão); duas se encontram na base central em Vitória de prontidão (podem ser usadas em caso de impedimento temporário de outros carros); e três são reservas técnicas para ocasiões de manutenção. Na prática, não há incremento na frota, que passa por um processo de adaptação.

Fonte: Governdo do Estado.

 

Deixe seu comentário