Moradores, comerciantes e turistas podem ficar tranquilos. A nova análise  da balneabilidade mostrou que as praias de Guarapari estão próprias para banho. O estudo foi realizado nas praias de Meaípe, Bacutia, Peracanga, Areia Preta, Castanheiras, Namorados, Virtudes, Prainha, Praia do Morro em três pontos, Santa Mônica e Setiba.

A análise da balneabilidade realizada em agosto mostrou que todas as praias estão próprias para banho.

A secretária de Meio Ambiente, Thereza Christina explicou que a análise está sendo feita rotineiramente e que os pontos analisados são determinados pela Agência de Recursos Hídricos, que era a responsável por avaliar balneabilidade anteriormente.

“Todos os meses o laboratório que ganhou a licitação faz as coletas nos pontos determinados pela AGER e a última foi feita no dia 28 de agosto. O resultado saiu no dia 30 e graças a Deus todas as nossas praias estão próprias para banho”, disse a secretária.

O documento mostra que os 13 pontos analisados estão próprios para banho. Foto: Rafaela Patrício

Ela também lembrou que o estudo não vinha sendo feito há bastante tempo. “Quando a gente assumiu tomamos o conhecimento que desde março de 2016 não se fazia nenhuma análise das nossas águas. Por conta de Guarapari estar incluída entre os 10 balneários mais procurados do Brasil a mídia de São Paulo e Rio de Janeiro nos ligava para saber sobre a balneabilidade e para nossa surpresa ela não estava sendo feita”.

Primeira análise. Na  análise realizada no início do ano, 5 dos 13 pontos estavam impróprios e a divulgação desse resultado bem em cima do verão não agradou quem vive do turismo. Com o resultado atual a secretária espera quem mais turistas venham para a cidade. “Graças a Deus, as praias estão ótimas. Os turistas podem vir e aproveitá-las tranquilamente”. 

Deixe seu comentário

Comments are closed.