Os estudantes da rede pública estadual que querem aprimorar o conhecimento nas Línguas Inglesa ou Espanhola não podem ficar de fora dessa oportunidade. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou, nesta sexta-feira (02), a abertura de 100 novas vagas para o Programa de Intercâmbio. São bolsas de estudo para os países: Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Chile.

Poderão participar do processo seletivo, exclusivamente, os estudantes dos polos do “Centro Estadual de Idiomas” e dos polos da “Parceria com Conselho Britânico” matriculados ou concluintes do ensino médio regular, na rede pública estadual de ensino, que tenham demonstrado excelência acadêmica e assiduidade. O edital com todas as informações sobre o processo seletivo será publicado no Diário Oficial da segunda-feira (05) e também estará disponível no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br.

intercambio_alunos1_15111101245178 “A novidade desse ano é que estamos ampliando a oportunidade para os estudantes que cursam idiomas nos polos em parceria com o Conselho Britânico, em 31 municípios capixabas. Essa é uma chance de ouro para que eles possam aprimorar o ensino da língua estrangeira e vivenciarem experiências novas, com todas as despesas custeadas”, destacou o secretário Haroldo Rocha.

O objetivo do intercâmbio é oportunizar aos estudantes a realização dos estudos em outro país vivenciando outra cultura, a fim de expandir sua visão de mundo e desenvolver a fluência na língua inglesa ou língua espanhola aperfeiçoando as habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio da exposição direta à língua.

As 100 vagas de intercâmbio serão distribuídas: 30 bolsas na modalidade High School para estudantes com idade entre 15 e 16 anos, 62 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês para estudantes maiores de 17 anos matriculados no curso de inglês e 08 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol para estudantes maiores de 16 anos matriculados no curso de espanhol. A distribuição das vagas foi realizada proporcionalmente ao número de estudantes em cada CEI ou polo.

????????????????????????????????????
“A novidade desse ano é que estamos ampliando a oportunidade para os estudantes que cursam idiomas nos polos em parceria com o Conselho Britânico, em 31 municípios capixabas. “

Na modalidade High School, os estudantes selecionados serão contemplados com estudos acadêmicos em escola de ensino médio do país de destino, no período aproximado de cinco meses, referentes a um semestre acadêmico completo conforme o calendário da escola; residência em casa de família estrangeira, devidamente cadastrada no programa de intercâmbio da agência contratada, incluindo duas refeições diárias; Seguro saúde, vistos consulares, ajuda de custo, emissão de passaporte e passagens aéreas.

Já na modalidade Curso Intensivo, eles serão contemplados com estudos de aprofundamento na língua, em instituição especializada no ensino de línguas, no período aproximado de três meses; residência em casa da família estrangeira, devidamente cadastrada no programa de intercâmbio da agência contratada, incluindo duas refeições diárias; Seguro saúde, vistos consulares, ajuda de custo, emissão de passaporte, passagens aéreas, vale transporte para locomoção no período do curso.

Mas para participar do programa, os estudantes selecionados também possuem algumas tarefas a desenvolver: devem representar com responsabilidade os estudantes das escolas públicas estaduais do Espírito Santo no exterior; Compartilhar com os demais estudantes do CEI os aprendizados, as experiências e os conhecimentos vivenciados; Desenvolver um projeto com temática relacionada à cidadania, diferenças e similaridades socioculturais, meio ambiente, inovação, globalização, empreendedorismo com responsabilidade social, ou outros temas relevantes acordados com suas escolas, com vistas a compartilhar e difundir aspectos da experiência vivenciada com a comunidade escolar.

Processo seletivo

O processo seletivo será constituído de quatro etapas distintas e de caráter eliminatório. Na primeira etapa, a Sedu divulgará, na terça-feira (06), a listagem dos estudantes aptos para concorrem a uma vaga, pois para participar da seleção os alunos precisam ter alcançado o rendimento mínimo de 95% no desempenho acadêmico.

A partir da lista, as inscrições serão abertas de 12 a 14 de setembro. Após as inscrições, a segunda etapa será uma prova escrita constituída em três partes: prova de múltipla escolha em Língua Inglesa ou Espanhola; produção de texto em Língua Inglesa ou Espanhola e produção de texto em Língua Portuguesa.

A terceira etapa é uma reunião informativa para a assinatura do termo de compromisso e autorização, pelos pais ou responsáveis e estudante, assumindo o compromisso de participar do programa. Já a quarta e última etapa é a carta de recomendação e entrevista oral com os estudantes, com o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na língua estrangeira sobre temas do cotidiano do estudante, conforme o curso frequentado.

O resultado final do processo seletivo, que está previsto para o dia 15 de dezembro, considerará a somatória da segunda e quarta etapa e a avaliação do perfil do estudante. Serão contemplados com as bolsas de estudos, os alunos que, no seu município, tiverem a melhor classificação, de acordo com o número de bolsas disponíveis e categorias determinadas pelo edital.