Os danos causados pela destruição do ressalto hidráulico da Cesan no rio Benevente acabou prejudicando muita gente de Guarapari neste fim de semana. De acordo com a empresa, o abastecimento de água todos os bairros da cidade foram prejudicados com o evento.

A Praia do Morro foi um dos bairros afetados pela falta de água. Foto: Vinícius Rangel.
A Praia do Morro foi um dos bairros afetados pela falta de água. Foto: Vinícius Rangel.

Na última sexta-feira, vândalos destruíram o ressalto hidráulico (uma espécie de barragem) da área de captação de água da Cesan do rio Benevente, na altura da localidade de Jabaquara. Veja aqui.

Com isso, a água distribuída pela Cesan neste fim de semana em Guarapari veio apenas dos rios Jaboti e Conceição, que com os níveis baixos, não podem suprir a demanda da cidade. Cerca de metade da água consumida em Guarapari atualmente é proveniente do rio Benevente.

Reservatório vai ter capacidade para 5,6 milhões de litros de água. Foto: João Thomazelli/Portal 27 - Ilutrativa
O fornecimento de água voltou ao normal no domingo. Foto: João Thomazelli/Portal 27 – Ilutrativa

No domingo as operações no Benevente voltaram ao normal e o fornecimento de água na cidade foi retomando. Mas por causa da diminuição da vazão na sexta-feira e sábado, muitas residências ficaram sem água e só nesta segunda-feira voltaram ao normal.

Veja a nota da Cesan na íntegra:

A Cesan informa que todos os bairros foram afetados com o problema ocorrido na última sexta-feira (21), mas os serviços foram concluídos e na manhã deste domingo (23) a operação foi normalizada. A Companhia ainda esclarece que devido à ausência de chuvas nos últimos dias e aos atos de vandalismo que comprometeram o ressalto hidráulico da captação do Rio Benevente, o nível de captação chegou ao nível crítico, dificultando a operação desse sistema.

Comments are closed.